Titan IDE 0.7.5 – Imagens no formato nativo do Dreamcast!

Nessa nova versão da Titan IDE, tivemos a participação especial do Ian Micheal, que nos cedeu sua biblioteca de leitura de imagens no formato PVR. Mas o que isso significa?

O Dreamcast é equipado com o chip gráfico PowerVR, isso significa que agora a nossa engine, está preparada para ler imagens no formato nativo do console. Isso vai ajudar principalmente com a redução do uso de memória.

Como tudo na vida tem um lado negativo, a nova biblioteca só aceita imagens com resoluções que são potência de 2, exemplo: 8×8, 16×16, 32×32, 64×64, 128×128, etc…

Então recomendo o uso desse formato, para imagens que são grandes, como imagens de background, background de menus, etc. Para as spritesheets, é melhor continuar usando BMP.

Convertendo as imagens para PVR

Na pasta C:\cygwin\PVRTool execute o arquivo WinPVR

Siga os seguintes passos para converter uma imagem para PVR:

Com a nova Titan IDE instalada, abra o arquivo game.cpp do template desejado, coloque o caminho da nova imagem e logo depois o parâmetro “pvr” na extensão:

Pronto, basta compilar e gerar a CDI 🙂

Para aprender a instalar e usar a ferramenta, siga esse tutorial.

Para aprender a fazer um game para o Nintendo Wii, siga esse tutorial.

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

One thought on “Titan IDE 0.7.5 – Imagens no formato nativo do Dreamcast!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s